Você Sente Desconforto em Alguma Parte do Corpo?

Sabia que isso pode ter relação com o sistema visceral e não (somente) com os músculos, como muitos acreditam?

Nós, enquanto fisioterapeutas comumente ouvimos “Estou meio travado”, “Não consigo manter minha postura quando passo muito tempo sentado”, “Estou muito encurtado”…

Então para que possamos entender melhor: as vísceras (tanto torácicas quanto abdominais), estão conectadas por tecido conjuntivo ao sistema musculoesquelético, desta forma, quando há movimento de um segmento corporal, as vísceras se adaptam para que haja o movimento completo de determinado segmento.

Ocasionalmente, uma víscera em disfunção (infecção, pouca mobilidade, mau funcionamento…) pode ser o fator causal do desequilíbrio no sistema musculoesquelético. Um exemplo bem conhecido é o da dor lombar em indivíduos que apresentam cálculo renal.IMG_2250

Através do método das cadeias fisiológicas conseguimos, no momento da avaliação, colocar em evidência as inter-relações entre todas as partes do corpo e unificá-lo por meio de um exame completo e por um tratamento de finalidade global.

O objetivo do método Busquet (assim como outras técnicas de terapia manual) não é tratar as doenças, que são de competência médica. É de tratar as disfunções apresentadas (não somente as de ordem visceral), com o intuito de devolver o paciente a um equilíbrio funcional necessário para recriar a dinâmica de saúde.

Entre em contato com a SEVEN e agende sua avaliação com um de nossos especialistas.

 

Texto escrito por:

 

 

Foto Vaneska 1

Vaneska Taluana Carvalho Gomes

Graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Maurício de Nassau (2012), Formação em Pilates pela PilatesZone, Formação em Método Busquet, Curso de Terapia Manual Básico e Avançado, Curso de Correção Postural e Estimulação Sensorial com Bola Suíça, Curso de Diagnóstico por Imagem, Curso de Kinesio Taping pela Kinesio Taping Association (Fundamentos e Avançado). Atualmente atua na área de Pilates e Método Busquet na SEVEN Terapias Integradas.