Reabilitação Vestibular: Tratamento da labirintite através da fisioterapia

As queixas de desequilíbrio corporal como vertigens, tonturas e sensação de flutuação são um dos principais motivos de consultas médicas. Pessoas com estes sintomas sentem-se inseguras e comumente reduzem drasticamente sua qualidade de vida.

Dentre as inúmeros causas de vertigem, o mais comum é a Vertigem Posicional Paroxística Benígna (VPPB). Suas características são:

• Vertigem rotatória (sensação de girar);
• Provocada por algum movimento (girar na cama, olhar rapidamente para cima…);
• Breve (durando por volta de 1 minuto).

Em resumo, a doença ocorre porque dentro do Labirinto há a presença inadequada dos Cristais de Carbonato de Cálcio os “Cristais do Labirinto”. Eles prejudicam a leitura do movimento e posicionamento por parte do Labirinto e, por consequência, provocam o sintoma de Vertigem.

Como a doença ocorre por um problema mecânico, (presença dos Cristais do Labirinto), as Manobras de Reposicionamento destes Cristais é bastante eficiente. Estas manobras são feitas por fisioterapeutas que trabalham com Reabilitação Vestibular.

A reabilitação vestibular (RV) é uma terapia com o objetivo de restaurar o equilíbrio ou torná-lo próximo do normal, proporcionando ao paciente estabilidade, redução dos sintomas vertiginosos e aumento da funcionalidade.

Na SEVEN Terapias Integradas, você realiza o seu tratamento de Reabilitação Vestibular com nosso especialista. Ligue e agende sua avaliação!

Texto escrito por:
 
 
 
 

Lucinaldo Gomes Albuquerque

Graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Formação completa em Osteopatia (IDOT), Curso de Manipulação Fascial (IDOT), Curso de Reabilitação Vestibular (IDOT), Curso de Capacitação em Geriatria e Gerontologia (CIRP), Formação em Posturologia (IDOT). Possui experiência profissional na área de Fisioterapia Traumato-ortopédica, Cardiorrespiratória, Reumatológica e Neurofuncional. Atualmente atua na área de Osteopatia e Reabilitação Vestibular na SEVEN Terapias Integradas, é Mestrando em Bioengenharia pela UPE, e professor na Faculdade IBGM.