O que é Posturologia?

O que e Posturologia

Nos desequilíbrios posturais, as alterações (ombros e quadris desalinhados, inclinação e rotação de cabeça, rotações de tronco e quadril…) são reflexos de modificações permanentes do tônus (estado de tensão, mesmo em repouso) de certos músculos ou grupos musculares. Isto determina uma nova forma de integração do esquema corporal, tornando para o organismo o novo critério de normalidade.

As adaptações do sistema corporal geram um efeito cascata, sendo o produto final a DOR.

É através dos sistemas de entrada (planta dos pés, boca e olhos), que informações são enviadas do ambiente ao córtex e medula para a regulação do Sistema Tônico Postural.

A Posturologia propõe a correção do sistema de entrada através de avaliação estática e dinâmica, com confecção de palmilhas de recalibração personalizadas para cada necessidade, associada a exercícios e orientações. A reavaliação ocorre a cada 45 dias e o paciente é acompanhado por, no mínimo, um ano.  Este longo período é necessário porque trata-se de disfunções que se instalaram ao longo de um tempo.

O método é indicado desde crianças (que já iniciaram a marcha), até idosos que já apresentam deformidades importantes. Auxilia no ganho de equilíbrio, melhora a coordenação, corrige alterações posturais e alivia dores.

Com a correção do Sistema Tônico Postural desregulado, sendo ele um dos principais causadores de deformidades e dores, a Posturologia consegue proporcionar resultados positivos permanentes.

UMA VIDA SEM DORES É POSSÍVEL.