Nas redes sociais, para o público geral, a Osteopatia ficou conhecida como o tratamento dos estalos. Isto ocorre devido a técnica de Alta Velocidade e Baixa Amplitude – AVBA (estalos) chamar atenção em posts nas redes sociais, demonstrações em programas de TV e nos comentários em conversas entre amigos e parentes.

Porém, a Osteopatia vai muito além desta técnica. A Osteopatia é um conceito, uma filosofia que nos ajuda a compreender o processo de saúde e doença de um indivíduo. O osteopata compreende que o corpo tem uma tendência ao equilíbrio e saúde, e que as doenças são o resultado de uma longa cadeia de eventos adversos que ocorrem na relação do ser humano com os seus meios ambientes interno e externo. Utiliza-se do conhecimento amplo em anatomia, fisiologia e biomecânica para o diagnóstico, não apenas das doenças, mas sim dos causadores destas.
IMG_2230
A partir destes diagnósticos, o osteopata tem um vasto arsenal de técnicas de tratamento para facilitar o processo de autocura do organismo, e com isto o corpo pode alcançar novamente o equilíbrio e a saúde. As técnicas de tratamento osteopático são voltadas as estruturas disfuncionais tais como músculos, articulações, ligamentos, nervos e tecidos conectivos. Muitas das quais possuem características sutis, com objetivos bem definidos e alinhados com fisiologia peculiar de cada estrutura a ser tratada.

Por isto, o tratamento é indicado em qualquer fase da vida, desde recém-nascidos até idosos. Apesar da procura pelo tratamento ser em sua maioria para fins curativos, a Osteopatia tem grande potencial para prevenção de doenças. Como busca os causadores das doenças através de uma avaliação clínica e física detalhada, pode encontrar os desequilíbrios corporais antes que haja um agravo e consequente surgimento de doença.

Entre em contato com a SEVEN e agende sua avaliação com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te ajudar!

Texto escrito por:
 

 

 
Luci

 Lucinaldo Gomes Albuquerque

Graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestrado em   Bioengenharia pela UPE (2018), Formação completa em Osteopatia (IDOT), Curso de Manipulação   Fascial (IDOT), Curso de Reabilitação Vestibular (IDOT), Curso de Capacitação em Geriatria e   Gerontologia (CIRP), Formação em Posturologia (IDOT). Possui experiência profissional na área de   Fisioterapia Traumato-ortopédica, Cardiorrespiratória, Reumatológica e Neurofuncional.   Atualmente atua na área de Osteopatia e Reabilitação Vestibular na SEVEN Terapias Integradas.