Corrida e canelite: velhos conhecidos

 

IMG_1380

Canelite é o nome popular dado a síndrome do estresse tibial medial, é uma queixa comum em atletas que correm médias e longas distâncias, mas que pode também estar presente em outros esportes como por exemplo: tênis, basquete, futebol, sendo comum em atividades que tenham impacto repetitivo. A sua maior característica é a DOR na região da metade inferior do osso da tíbia. A Canelite tem como principais causas: Overtraining (excesso de treinamento), fraqueza muscular dos membros inferiores, uso de tênis inadequado e ter o arco do pé muito rígido. Nesses casos o diagnóstico é fundamental para que essa síndrome não se torne uma fratura por estresse. O tratamento é feito para redução dos sintomas e preparo do atleta para voltar ao esporte por meio de alongamentos, uso de crioterapia, Tens e exercíciosde fortalecimento.

Fisioterapia esportiva

Tendo em vista o desconforto dessa síndrome tão comum entre atletas, porque não falar em PREVENÇÃO no esporte?

Antes de qualquer medida ser adotada, temos que contar com a conscientização do atleta, sendo ela de total importância para essa prevenção. Para prevenir o surgimento da canelite devemos trabalhar o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, utilizar calçado adequado para a prática esportiva, alongar a musculatura de forma global, ter um bom aquecimento antes da prática esportiva e não aumentar o volume ou intensidade do treinamento em mais que 15% semanalmente.

Na SEVEN Terapias integradas, contamos com o serviço de reabilitação dessa lesão, além da prevenção  através de sessões de recovery, com técnicas de liberação miofasciais (instrumental ou não), ventosas, entre outros.

Ligue e agende seu atendimento personalizado!

 

 

 

Texto escrito por:

Wanda

Wanda de Cássia Silva de Albuquerque

Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde (2016). Formação em Pilates (PilatesZone), Curso de Nivelamento em Língua Brasileira de Sinais, Curso em Clinic Taping, Corso de Ventosaterapia e Auriculo Acupuntura Aplicada, Pós graduanda em Traumato-Ortopedia e Esportiva (INTERFISIO). Atualmente atua na área Pilates e Fisioterapia Traumato Ortopédica na SEVEN Terapias Integradas.