Alteração no exame de imagem- Devo me Preocupar?

Quando sentimos alguma dor a primeira coisa que pensamos é: preciso de um exame para saber o que eu tenho! Mas será que o exame de imagem é realmente necessário?

Primeiramente precisamos entender que nenhum processo degenerativo, como artrose, “bico de papagaio” ou protusões e hérnia de disco se forma do nada. Não foi do dia para noite que você ganhou uma degeneração, mas na maioria dos casos foi do dia para noite que você começou a ter dor.

Isso é evidenciado por um estudo realizado em Stanford (Carragee et al, 2006) que acompanhou por 5 anos mais de 200 pessoas que inicialmente não apresentavam dores, mas apresentavam alterações nos exames de imagem. Os indivíduos que passaram a ter dor intensa na coluna realizaram um novo exame para investigar presença de novas alterações. E o resultado foi que o surgimento de sintomas não estava associado a novas alterações no exame de imagem em 84% dos casos. Ou seja, a degeneração já estava ali, e esses indivíduos não sentiam nada, e quando começaram a sentir, a degeneração estava do mesmo jeito, indicando que talvez ela não seja a responsável por causar os sintomas.
Blog SEVEN
Outro estudo publicado na Revista Americana de Neurologia (Brinjiki et al., 2015) realizou exame de imagem em mais de 3 mil pessoas sem sintomas, mostrou que 30% dos indivíduos de 20 anos e 84% dos indivíduos de 80 anos de idade apresentavam degeneração discal. Isso nos mostra que essas alterações são bastante comuns mesmo em pessoas que não sentem dor, e que quanto mais velhos ficamos, mais processos degenerativos acontecem, e isso é normal do envelhecimento, não significa que você necessariamente terá dor por causa disso!

E isso não acontece apenas na coluna. Outro estudo realizado por Van der Heijden (2016) separou 134 indivíduos em dois grupos, um com dor patelofemoral (dor na região anterior do joelho) e outro sem dor, e os submeteram a realizar uma ressonância. Os autores encontraram que as alterações no exame eram semelhantes entre o grupo que sentia dor e o que não sentia.

Isso não significa que os exames de imagem não são necessários, mas existem os casos em que são indicados. Se você sente dores, procure um profissional capacitado para avaliar o que realmente causou o surgimento delas, já que ter alteração do exame de imagem não é preditivo de ter sintomas.

Sente dor? Entre em contato com a SEVEN e agende sua avaliação com um de nossos especialistas.
 

 

Texto escrito por:
 

 

 

Carol

Ana Carolina Salvador de Lucena

Graduação em Fisioterapia pela UFPE (2016). Formação em Osteopatia Estrutural e Visceral (IDOT), Formação em Posturologia (IDOT), Formação em Osteopatia Craniana (IDOT-em andamento). Curso de Tratamento Osteopático Global (IDOT), Curso de Liberação Miofascial (IDOT), Curso de Mobilização Articular (IDOT). Possui experiência na área de Fisioterapia Traumato-ortopédica e Reumatológica. Atualmente atua na área de Osteopatia na SEVEN Terapias Integradas e é monitora do curso de Formação em Osteopatia (IDOT).